Educação e Cultura

Ao acreditar que o estudo e a formação humana e cultural possibilitam o desenvolvimento pessoal e maior participação na vida social, a ANECE promove atividades de educação, literatura, esportes, filosofia, história, entre outras, a fim de fomentar nos jovens o crescimento integral de sua personalidade, e não apenas o incremento de habilidades técnicas.

 

Centro Cultural Alvorada

Para a promoção das atividades, a ANECE mantém o Centro Cultural Alvorada a fim de oferecer um ambiente familiar, alegre e acolhedor que propicia o aprofundamento nos estudos e a formação humana e cultural.

 

Sala de Estudo

A sala de estudo do Centro Cultural Alvorada é confortável e silenciosa, onde estudantes do ensino médio e universitários encontram o incentivo necessário para um estudo pessoal levado com seriedade.

 

Atividades Culturais

“Sem a arte narrativa –e aí se enquadra o cinema– o ser humano teria que contar tão só com suas próprias experiências, o que significa que se veria obrigado a aprender tudo desde o princípio. Sem conhecer a Odisseia, o homem não saberia nada da fidelidade de Penélope; sem Shakespeare ignoraria as dúvidas de Hamlet, o amor de Romeu por Julieta. Sem Dom Quixote, teríamos que descobrir por conta própria a diferença entre ver o mundo como é e vê-lo como deveria ser” (Krzysztof Zanussi, filósofo e cineasta polonês);

 

Clube de Leitura e Cine-Debate

Para fomentar o imaginário e enriquecer o debate cultural, o Clube de Leitura e o Cine-Debate, oferecem aos colegiais e universitários obras literárias ou cinematográficas de grande valor estético e humanístico.

 

Palestras e convívios culturais

Habitualmente são convidados prestigiados professores e conferencistas para abordarem temas científicos e culturais que ampliem o conhecimento multidisciplinar e alarguem horizontes, visando a maior participação dos estudantes na construção de uma sociedade justa e solidária.

 

Para os momentos de descontração

O clima de estudo e trabalho do Centro Cultural Alvorada encontra também momentos de pausa e descanso. Assim, as tertúlias propiciam momentos para descontraída conversa ou apresentações musicais em clima de amizade, espírito de serviço e atenção aos demais.

 

Curso de Redação e Laboratório de ideias

Alguns projetos educativos são destinados a colegiais e visam fomentar neles o senso de observação, o espírito crítico e a capacidade de escrever e comunicar-se oralmente.

 

Curso de Liderança e Grupo de Excelência Médica

Outros projetos são voltados aos universitários e focam no desenvolvimento de virtudes e de excelência no trabalho.

 

Orientação Espiritual

O Centro Cultural Alvorada oferece formação doutrinal religiosa aos que a desejarem, a qual está a cargo do Opus Dei, Prelazia da Igreja Católica, fundada por São Josemaría Escrivá.

Todas as quintas-feiras, às 19h, são ministradas palestras para universitários sobre temas de formação humana e espiritual, com base em uma doutrina sólida e próxima do cotidiano de cada um. Além disso, é oferecida direção espiritual com um sacerdote da Prelazia.

Contato

Entre em contato com a ANECE.

0